segunda-feira, 31 de março de 2014

Quero emagrecer. Por onde começo?

Quantas pegadinhas a indústria alimentícia causa nos consumidores, não é mesmo?
Vim esclarecer algumas das inúmeras dúvidas das pessoas que não sabem por onde começar uma alimentação saudável...
Quantas vezes você já comeu algum produto achando que estava sendo super saudável pro seu organismo e depois descobriu que não estava fazendo nada certo?
Bom, a primeira dica que vale e muito é evitar os produtos industrializados. Sim, é isso mesmo. É muito melhor comer uma fruta do que beber um suco de fruta de caixinha industrializado. Esses normalmente possuem uma quantidade muito elevada de adição de açúcar. Mas também não podemos confundir e achar que por as frutas serem saudáveis, podem ser consumidas à vontade. Apesar de possuírem vitaminas, minerais e antioxidantes, não podem ser consumidas em quantidade ilimitada. Cada indivíduo possui uma quantidade ideal para seu organismo!
Outra dica importante é criar o hábito de olhar o rótulo nas embalagens dos produtos. Por exemplo, os pães integrais são vendidos como integrais, mas muitas vezes possuem mais farinha branca do que integral. Olhe sempre em "ingredientes" na embalagem. O primeiro ingrediente é o que se encontra em maior quantidade no produto, sendo assim, procure um pão que possua como primeiro ingrediente "farinha de trigo integral". Esse sim vale a pena para substituir um pão branco.
 


E sobre as barrinhas de cereais.... Também tiveram seu "momento moda" na indústria alimentícia não é? Pois bem, a maioria delas possui algum ingrediente que acaba deixando as barrinhas não tão saudáveis como são ditas, como: mel, xarope de milho, chocolate, açúcar.... Então a dica é sempre olhar o rótulo e ler os ingredientes!!! 
 

Agora até sucos detox industrializados tem! Pessoal, se a função de uma dieta detox é eliminar toxinas, alto teor de sódio, gorduras, etc, como elaboram um suco industrial detox com alto teor de sódio? Fiquem atentos!
O sal e o açúcar são os principais vilões. Ok! Então muito cuidado quando eles aparecem escondidos nos produtos. Por exemplo, uma bala é doce e pode conter muito sódio. Já um caldo de carne é salgado e além de ter muito sódio, também tem muito açúcar. 
 

Desconfie do "muito prático"!
Prefira os alimentos naturais aos industrializados SEMPRE! Prefira uma banana do que uma barrinha de banana! Prefira uma castanha do que uma barrinha de castanha! Não acredite em milagres... Antes de passar no caixa do mercado, verifique no seu carrinho o que realmente é necessário e saudável. Prefira sempre a água do que qualquer outra bebida!
Retire o açúcar do seu café! Exercite-se! Prefira sempre os alimentos integrais. O segredo não está na QUANTIDADE da sua alimentação. O segredo está na QUALIDADE!
Mude seus hábitos! Nunca é tarde! Cuide de si sempre! 
 

Por Dra. Carol França
Nutricionista

CRN 09101111

sexta-feira, 28 de março de 2014

E no churrasco? O que comer? Por Dra. Carol França

Quem não gosta de um churrasco, não é?
Pois tomem cuidado com o excesso de carne vermelha.

Uma pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a alta ingestão de carne vermelha está associada com concentrações plasmáticas desfavoráveis de biomarcadores inflamatórios e do metabolismo da glicose em mulheres não diabéticas. Ou seja, a alta ingestão de carne vermelha aumenta inflamação e altera o metabolismo da glicose em mulheres.
Então aí vão algumas dicas pra você que tem um churrasco nesse fim de semana e não pode deixar de ir:
•Retire sempre peles e gorduras das proteínas.
•Prefira frangos e peixes, mas se isso não for possível, procure se tem miolo de alcatra. Este é o corte menos gorduroso da carne.
•Se for beber algum suco, escolha o de abacaxi, pois é bem menos calórico que um suco de laranja e ainda ajuda na digestão.
•Usar temperos no lugar do sal grosso é o mais indicado. Quanto menos sódio, melhor! Indico o chimichurri, conhecem?
•Ao invés de acompanhar as carnes com um arroz branco e farofa que possuem alto índice glicêmico, que tal assar uma batata doce no papel alumínio? Huuuummm, adoro! Depois ainda recheio com cottage, salsa e cebolinha.
Aaaah, e cuidado com os pãezinhos de alho, principalmente aqueles que já vem prontos. São muito calóricos!
Façam espetinhos de proteínas alternados com legumes. Exemplo: um pedaço de frango, um pedaço de abobrinha, outro pedaço de frango, outro de abobrinha.
churra
E para o dia seguinte, beba bastante água e chás! Indico o chá de hibisco ou chá branco. E lembrem-se: muitos estudos concluem que a alta ingestão de carne vermelha está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Então não exagerem, por favor!
Um grande beijo da nutri!
Cuidem-se!
 Foto: Pq domingo tb é dia de atividade! 
Corridinha na praia. 
Aqueele aerobico em jejum pra ativar a beta-oxidação!
Bora! 
#fit #fitness #30tododia #momento30 #AEJ  #esporte #gym #healthy


Nutricionista Carol França CRN 09101111

segunda-feira, 17 de março de 2014

E a comida japonesa? Pode?


Então gente... Acho que não tem um paciente que ainda não tenha me feito a seguinte pergunta: “Dra., e comida japonesa? Posso?”
 
Como sempre falo e pra essa pergunta também não seria diferente, a resposta é a seguinte: Achem o equilíbrio! Claro que você pode comer comida japonesa. Existe uma grande oferta de proteínas e algas que só fazem bem ao nosso corpo! Mas como tudo tem seu lado bom e ruim, evitem as frituras... Esqueçam os hots e os harumakis e passem longe dos bolinhos fritos! Difícil né? Então que tal facilitar evitando os rodízios e pedindo somente um combinado de sashimis grelhados e semi-grelhados? É só pensar no pós. Quando você sai de um “coma a vontade”, sai com aquele peso na consciência, não é mesmo? Aquele prazer momentâneo que vai direto pra sua barriguinha e bumbum. EVITE! E sobre o arroz branco... já expliquei em posts anteriores que ele possui alto índice glicêmico, gerando pico insulínico. 
 
Também acho importante comentar  sobre o teor de gordura dos peixes. O salmão é um peixe gorduroso. Aquelas partes branquinhas que vemos entre as rosinhas são gorduras. O ideal é combiná-lo com outros peixes como o atum e o branco.

O que indico você pedir também  são os shitakes e shimejis. São ótimas fontes de proteínas e baixo valor calórico. E estudos mostram que esses cogumelos são alimentos que protegem o organismo de doenças do coração. Bom né?



Para evitar aquele inchaço do dia seguinte, não dê banho nos seus sashimis de shoyo. Utilize o shoyo light que tem menos sódio e mesmo assim, utilize POUCO!

E é claro, não deixem de complementar sua refeição com os poderosos efeitos termogênicos do gengibre e da raiz forte. E se quiser adicionar fibras, peça ao garçon o pote de gergelim e aproveite!!!


 
 



Bebam bastante água no dia seguinte! Beijos da nutri!
 

segunda-feira, 10 de março de 2014

DEFINIÇÃO MUSCULAR POR CAROL FRANÇA

E aí, gente! Tudo bem? 
Incrível como tudo está sempre em constante mudança! Antigamente as mulheres só se preocupavam em descer o peso na balança, mas hoje, além das minhas pacientes buscarem a redução do percentual de gordura, elas dizem: quero estar magra e sarada! Todas em busca de um físico definido! Um padrão de beleza atual bem diferente de tempos atrás. “Doutora, eu quero ficar bem definida, mas não precisa ser muito forte.” Parece simples né?
Para você obter um físico definido, você precisa de um bom plano alimentar calculado por uma nutricionista de acordo com sua idade, peso, altura e fator de atividade física! Além disso, você precisa estar ciente de que os seus músculos só irão aparecer praticando exercícios!
Dicas importantes para atingir esse objetivo:
• Procure comer de 3 em 3 horas.
• Não fique sem comer para emagrecer.
• Ingira fontes protéicas em todas as refeições do seu dia.
• Evite carboidratos de índice glicêmico alto.
• Procure fazer exercícios aeróbicos todos os dias.
• Beba bastante água, de 2 a 3 litros por dia.
• Não abuse do sal. Prefira os temperos.
• Coma alimentos ricos em fibras.
def
E agora vai uma receitinha incrível que ajuda muito na definição muscular. Um chá termogênico e diurético natural que podemos usar com a intenção de acelerar a quebra de gordura e eliminar o líquido retido.
Anotem aí:
-1 col de sobremesa de chá verde
-1 col de sopa de cavalinha
-1 col de sopa de boldo
-1 pau de canela
Coloque 1 litro de água na panela e leve ao fogo. Quando a água começar a ferver, jogue as ervas e a canela. Deslique o fogo e abafe com uma tampa por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalos das refeições. Pode colocar adoçante. Procure beber diariamente!
def2
Beijos da Nutri.